Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam pelo Criaad

A 'Cruz' e o 'ícone de Maria', símbolos da Jornada Mundial da Juventude, passaram pelo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de São Gonçalo (Criaad). Esta foi a primeira unidade do Novo Degase a receber os símbolos, que chegaram ao Rio de Janeiro. A celebração contou com a presença de funcionários, internos e fiéis das paróquias do entorno.

A Jornada Mundial da Juventude, que acontece desde 1986, será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho. Como parte da preparação para o encontro, a 'Cruz' e o 'Ícone de Maria' estão percorrendo todas as regiões do Brasil, desde setembro de 2011. Os símbolos, que foram doados pelo papa João Paulo II, também serão recebidos pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativa de outras unidades do Novo Degase, nos dias 9 e 20 de julho.

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o testemunho do ex-interno Marcelo Soares, mais conhecido como Marcelão, que, como muitos meninos da unidade, teve problemas com drogas.

"Eu sou igual a vocês. Quase acabei com a minha vida, mas decidi a tempo sair do crime e das drogas, para viver de forma justa. Hoje, ajudo a minha mãe, a quem, no passado, roubava para comprar drogas", afirmou ele, que, atualmente, preside uma casa de apoio a jovens que utilizam entorpecentes.

Ao final, os adolescentes foram convidados a carregar a 'Cruz' e o 'Ícone de Maria'. A peregrinação por São Gonçalo, Niterói e à Região Oceânica se encerra no próximo dia 6, quando os símbolos seguirão para Santa Cruz, onde permanecerão até o dia 22 de julho.