O Comando do 1º Distrito Naval realizou, na manhã desta quarta-feira (29), um treinamento de segurança marítima voltado para a Jornada Mundial da Juventude.
Participaram do treinamento os navios patrulha Amazonas, Gurupá e Albacora, além de uma embarcação de casco semi-rígido.
Foram realizadas abordagens e inspeções a embarcações suspeitas na orla das praias de Copacabana e Leme e na Marina da Glória.
Na segunda-feira (27) a Marinha já tinha realizado um treinamento de Controle de Distúrbios Civis para a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude no Rio. A ação do Comando do 1º Distrito Naval reuniu cerca de 100 militares na Ilha do Governador.
Durante a Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, o Distrito Naval realizará a segurança de área marítima por meio de navios e lanchas. Em terra, o Corpo Fuzileiros Navais fará a segurança das estruturas estratégicas.
O treinamento foi composto por três etapas para atuar contra ações de prevenção e combate ao terrorismo nestes eventos. No primeiro exercício, os militares fizeram uma ação de Controle de Distúrbio utilizando o blindado Mowag Piranha, simulando a dissociação de um possível grupo.
Em seguida, houve uma demonstração de um posto de controle de trânsito com uma vistoria aleatória de um carro suspeito.
No último exercício, o Grupo de Retomada de Ações Especiais simulou o resgate de um atleta mantido refém.
A Marinha terá um efetivo de 2 mil homens para a Copa das Confederações distribuídos em Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.
Com Portal Terra