ASSINE
search button

Jack Ma é a estrela da Festa da Flor em Pauillac

Rogerio Rebouças -
Jack Ma discursa
Compartilhar

Jack Ma fundador do site Alibaba.

Os 1660 convidados não esperavam encontrar Jack Ma, o todo poderoso fundador do site chinês Alibaba com capitalização na bolsa de mais de 500 bilhões de dólares, no jantar da Commanderie du Bontemps, literalmente Comandantes do Bomtempo, na prestigiada Fête de La Fleur (Festa da Flor). A poderosa confraria reúne os mais importantes produtores do Médoc, Sauternes, Graves, e Barsac e os principais negociantes de Bordeaux. Os personagens mais importantes do mundo dos vinhos estavam presentes e foram recebidos no Château Lynch Moussas, em Pauillac, por Emile e Philippe Castejá proprietários e pelo Grão Mestre Emmanuel Cruee (Château Issan) e os Commandeurs du Bontemps.

 

1660 convidados na Festa da flor no Château Lynch Moussas. Fotos Rogerio Rebouças

A festa era colossal. Nos jardins do Château Lynch Moussas foi construída especialmente para o evento uma enorme estrutura de lona com colunas metálicas, ar condicionado, iluminação, banheiros luxuosos, cozinha, salão de recepção para o coquetel, geradores de energia tudo isso para receber os 1660 convidados. A lista tinha Importadores, donos ou compradores de grandes redes, chefs famosos como Michel Troigros, artistas, embaixadores, jornalistas, políticos e produtores de vinho. Em cada mesa 10 pessoas e para cada pessoa 5 taças e um copo onde foram servidos o Château Smith Haut Lafitte, Péssac Léognan, branco 2010, Château Batailley, Pauillac, 2009, Lynch Moussas, Pauillac, 2003, Haut Brion, Péssac Léognan, 2000 em garrafa magnum e o Sauternes Château Yquem 2010. Dez mil taças Riedl apenas no jantar. Quase três mil taças foram usadas no coquetel de boas vindas para servir o Graves Clos Floridene 2016 branco, o Sauternes Château Doisy-Védrines 2015 e o tinto de Saint Julien 2011 Château Gloria.

O coquetel foi servido no jardim e tinha uma segunda estrutura coberta.

Do outro lado da estrutura e com o mesmo tamanho uma mega estrutura de banquete com centenas de garçons, sommeliers, cozinheiros pilotados pelo triplamente estrelado chef Marc Haeberlin. O movimento das brigadas no salão era um evento a parte. A cozinha e o serviço foram impecáveis sem qualquer atraso. Tudo isso sem perder qualidade. Ao final do jantar champagne Pol Roger e fogos de artifício encerravam o magnífico evento.

 

Os novos confrades da Commanderie du Bontemps o chef Michel Troisgros e Rogerio Rebouças. Foto Marie Pierre Troisgros.

Antes do jantar a Commanderie do Bontemps entronizou quarenta novos Commandantes honorários, pessoas importantes para os vinhos bordalêses do Médoc, Graves, Sauternes e Barsac. Dentre eles se destacam o fundador de Alibaba Jack Ma, o chef Michel Troisgros, o embaixador americano na Espanha e Andorra Duke Buchan, o prefeito de Bordeaux Nicolas Florian, o empresário Guillaume Sarkozy, irmão mais velho do ex-presidente francês, e este blogueiro do JB que vos escreve. Foram momentos emocionantes para todos os agraciados com a honraria. Santé.

 

Os Comandantes do Bomtempo honorários são entronizados com a indumentária típica da confraria.