ASSINE
search button

Leandro Mazzini: Informe JB

Compartilhar

Avanços discretos, mas conquistas

Enquanto a Câmara dos Deputados  e o Senado Federal, cada qual com suas comissões de reforma política, ainda esboçam projetos pontuais que sequer poderão chegar a plenário, pela demorada tramitação e eventuais faltas de acordos, outros tão importantes quanto os debatidos avançam em comissões e pareceres favoráveis dos relatores e vão a plenário. Dois exemplos: sugestão de Aécio Neves (PSDB-MG) (D), a maior celeridade no rito das medidas provisórias no Senado e o fim dos “contrabandos” nas mesmas – aqueles textos incluídos discretamente para análise que são fora do contexto da essência da medida. E o que reduz para meio milhão o número de assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular, proposta de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) (E).

Segue...

A proposta do senador Rollemberg teve parecer favorável do relator, senador Lindbergh Farias. A de Aécio já ganhou adesão do próprio governo federal, aval dado através do líder Romero Jucá. 

Do baú

Aécio lembrou a colegas dia desses o quanto o Congresso ficou refém do Executivo via MPs: há muito tempo não vê uma lei aprovada no Senado.

Juventude devastada

Quem já viu a prévia da pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios sobre o avanço do crack no país, está mais que alarmado. “É devastadora”. 

Mapa manchado

O levantamento sairá em breve, e mostra, acredite, que a droga já está presente em praticamente todas as 5 mil cidades do Brasil.

Sem igual

Falta pouco, muito pouco, para o Supremo Tribunal Federal contabilizar 5 mil Ações Diretas de Inconstitucionalidade na história da Corte. Cinco mil. 

Ringue

O federal e militar Jair Bolsonaro (PP-RJ) , o anti-gay convicto, tentou entrar ontem no auditório da Câmara onde centenas de homossexuais realizavam um congresso. Queria discursar contra a turma. Foi barrado pelos seguranças da Casa.

Calma, doutor, calma

Três seguranças, aflitos, para Bolsonaro: “Doutor, gostamos do senhor, o respeitamos muito, mas facilite o nosso trabalho, vai ser uma quebradeira se o senhor entrar”. O deputado desistiu.

Saúde curricular

A Associação Nacional de Hospitais Privados desenvolveu programa de Ensino e Aperfeiçoamento em Saúde para profissionais que queiram atuar nas entidades privadas. O primeiro curso será realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e terá como tema o Desenvolvimento em gestão hospitalar.

A volta

O federal Ronaldo Caiado (E), que já sonhou ser presidente da República, será o candidato do DEM ao governo de Goiás em 2014.

Mágoa pura

Caiado, aliás, liberal de carteirinha, diz que  o DEM não vai morrer, que vai se reerguer apesar da debandada para o PSD de Gilberto Kassab (D). “Conheci o Kassab como carregador de mala do Afif (Domingos)”. Para Caiado, o prefeito paulistano não sabe o que é gratidão.

Justiça & Yom Kipur

O ministro Marco Aurélio, do STF, concedeu liminar contra ato do CNJ, a fim de restabelecer recomendação do TJ do Rio para que sejam adiadas audiências que recaiam no feriado judaico do Yom Kipur, Dia do Perdão, data sagrada do calendário judaico.

Data Venia

Para Marco Aurélio, o Brasil é um estado laico, mas a Constituição “encerra, como princípio básico, o respeito à crença religiosa”.