Heloisa Tolipan: Minas Trend Preview

Por onde correm os rios da moda mineira

Mal começamos a tirar nossos cardigans do armário e já se fala em vestidos floridos e fluidos para o Verão 2012 no Minas Trend Preview, que, nesta edição, volta ao ExpoMinas. “Acho muito legal essa ideia de estar em um ponto diferente da cidade a cada edição. O melhor é que essa estrutura não vai ser desmontada e está em um local estratégico de Belo Horizonte, trazendo os jornalistas e empresários para mais perto da capital mineira, interagindo com ela”, nos contava o diretor criativo da semana e estilista consagrado, Ronaldo Fraga, entre uma cara divertida para as fotos e outra. Sob o tema Oxigênio, as 30 marcas mineiras, sendo 11 só de acessórios, abriram a semana com um desfile de styling assinado por Daniel Ueda, que contemplava as transparências, listras, cores fortes e bordados, com acessórios e arranjos de cabeça assinados por Meire Arantes, ou Mary Design, como preferir, feitos de folhagens, flores tropicais e até um colar de berinjelas! Parece mesmo que o clima carmen-mirandesco vai estar mais presente no Verão do que nunca. E comprimentos mais longos e cores lavadas em contraste com tons fortes. “A moda é o canal de comunicação mais diverso e eficaz, atualmente. E o oxigênio é aquilo que te sustenta e te mantém de pé. E, nessa semana, queremos mostrar a junção disso tudo. Nesse desfile de abertura, especificamente, procuramos privilegiar as marcas mineiras que desenvolvem, produzem e empregam aqui”, disse Fraga, também delegado do Colegiado de Moda do Ministério da Cultura, cujo conselho vai se reunir para discutir suas propostas, em junho. “Já fui a Brasília três vezes, mas para falar sobre cultura em geral. A prioridade do colegiado é discutir a Lei dos Direitos Autorais e investir em memória, capacitação e exposição da moda nacional. Mas é preciso ressaltar que já demos um passo muito grande: agora, qualquer projeto de moda pode ser contemplado com a Lei Rouanet. Isso é incrível”. Já que estamos falando em cultura, a exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga é só sucesso em São Paulo e, dizem por aí, vai para a Cidade Maravilhosa depois... Mas, antes de reuniões do conselho e exposições, vem por aí a São Paulo Fashion Week... Como será que está a coleção de Ronaldo? “Ih, ainda nem tive tempo de pegar nela direito. Mas posso dizer que o Rio de Janeiro vai estar presente”. Todos no aguardo!

No coquetel de abertura do Minas Trend Preview, um burburinho cheio de flashes pipocando chamou a atenção no canto da sala decorada com caixas de papelão (é a sustentabilidade dando um toque de consciência ao universo da moda). Eram os convidados Paola Oliveira, com o namorado, Joaquim Lopes, e o simpático, acreditem, Gabriel Braga Nunes, longe da pose de vilão de  Insensato coração.

Em um vestido bordado da marca mineira Barbara Bela, Paola ressaltava que a sua moda precisa ser confortável: “Acho que Minas remete a essa coisa manual, artesanal, então achei que esse vestido tinha tudo a ver com o clima do estado, que já virou referência na moda nacional”. Na outra ponta, sem parecer ligar muito para a loucura da tietagem que estava rolando, esbarramos com Carlos Pazetto, que, nesta edição, não está mais (oficialmente) nos backstages do MTP. “Eu acredito nesse evento e, não à toa, me dediquei muito a ele. Foi com carinho. Então, não adianta, enquanto existir, vou sentir vontade de, pelo menos, estar presente”, revelou.