Leandro Mazzini: Informe JB

2012: PMDB prevê batalha com PT

Os expoentes do PMDB  no Congresso estão certos de que o PT prepara uma ofensiva nacional para conquistar o maior número possível de prefeituras na eleição do ano que vem, mesmo que isso custe as alianças já consolidadas entre os dois partidos, inclusive nas capitais. Gritas pontuais de candidaturas próprias petistas começaram a surgir, como no Rio e em São Paulo – onde, aliás, o próprio vice-presidente, Michel Temer, numa contra-ofensiva, já anunciou a intenção de lançar Gabriel Chalita. Espera-se, então, investidas de ambos os lados. “O PT montou uma estratégia nacional, e tem o ex-presidente Lula como líder nisso”, analisa um deputado.  Apesar da máquina nas mãos do PT, o PMDB não pretende afrouxar.

Batom & poder 

As senadoras decidiram lutar por mais espaço das mulheres nos partidos e no Congresso. Querem para valer 30% das cadeiras nas Casas, e não apenas os 30% da cota de candidaturas.

Hã, hum, sei..

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) procurou o presidente do Congresso, José Sarney, para cobrar entrada em pauta do projeto, e ele saiu-se com um “Tá, minha filha, tá, vamos discutir isso”.

260 anos

A Unifem mostrou estudo que aponta a equanimidade dos sexos no Congresso, nesse ritmo atual, daqui a 260 anos. 

AF447

Em decisão de primeira instância, a 11ª Câmara Cível do TJ do Rio mandou a Air France pagar R$ 1,6 milhão de indenização à família da psicóloga Luciana Clarkson Seba, que morreu com o marido na queda do vôo AF447. 

Voltei, gente

Quem vai se dar bem com a aprovação do novo Código Florestal é o produtor de arroz Paulo César Quartiero. Desapropriado, em Roraima, por conta da reserva Raposa/Serra do Sol, Quartiero, hoje deputado federal,  comprou grandes áreas de terra na Ilha de Marajó, e levou para lá toda a plantação e maquinário. 

Aliás...

Pela legislação atual, todas as plantações na Ilha de Marajó hoje estão irregulares.

Rio 2016

Um pesquisa realizada pelo site Consultoria em Turismo e a UniverCidade revelou que 65% dos cariocas consideram positiva a realização da Copa e das Olimpíadas no Rio. 

Em alta

Como pontos positivos, 40% dos cariocas apontaram a melhoria do transporte público na cidade, seguido pelo incentivo ao esporte (28%) e geração de empregos (20%).

Em baixa

Aqueles que avaliaram a realização dos eventos como negativa ressaltaram o trânsito caótico, as obras sem licitação e o despreparo da cidade.

Alemão no trilho...

Os alemães estão muito interessados em participar da licitação do trem-bala Rio-SP. A revelação foi feita pelo presidente alemão, Cristian Wulff, à presidente Dilma Rousseff, que ficou toda risonha.

...e no ar

E não ficarão só nos trilhos. O processo de concessão de aeroportos brasileiros, já anunciado pelo governo federal, entrou na mira de grupos germânicos. Eles já enviaram equipes para o Brasil semana passada.

Dupla do sal

Para evitar contra-ataques imediatos sobre o caso do pré-sal, discretamente andam conversando muito, por telefone, os governadores do Rio e Espírito Santo, Sérgio Cabral (PMDB) e Renato Casagrande (PSB).

Prospecção 

Grandes produtores de petróleo articulam discurso unificado para municiar suas bancadas no Congresso contra qualquer investida dos outros estados em eventuais novas discussões sobre divisões de royalties ou mudanças nas participações especiais às quais os dois estados têm direito. 

Literatura

Mineiro de 53 anos, o jornalista Joaquim São Pedro, atuante no Congresso Nacional, lançou seu primeiro romance de ficção, Carugurací: Eterna solidão (Lexia, 250 pág.).