Maria Luiza Nobre: Sol maior

Mulher

No dia 8 de março, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. A homenagem da coluna vai para a grande dama do violino no Brasil, que foi Mariuccia Iacovino, que nos deixou aos 94 anos. Menina-prodígio, estudou em Paris e na Espanha, sendo fundadora do Quarteto da Guanabara. Mulher amada e que amou muito, foi a musa inspiradora de vários compositores brasileiros, que lhe dedicaram várias obras. Profissional perfeccionista ao extremo, dedicou sua vida ao violino. Sua casa era o palco de encontros de intelectuais que respiravam arte. Era uma mulher que agregava e não destruía, e seu lado visionário a fez assinar o documento pela Paz ao lado de Candido Portinari e Pablo Picasso. Tinha conselhos de vida e de arte tão positivos quanto intuitivos, e, altamente sedutora, tinha um encantamento fascinante. No palco, ela dava a verdadeira dimensão da sua entrega total e respeito profundo à grande música e aos grandes mestres. Nossa profunda admiração e saudade. 

Pelo mundo

A pianista Sonia Goulart retornou ao Brasil após uma bem sucedida tournée nos Estados Unidos, onde se apresentou em Boston, New Hampshire e na “Guest Artists Recital Series” do Keene State College.

Val Di Fiemme 

Nessa região italiana, encontram-se árvores exclusivas, conhecidas como “Árvores da Música”, únicas pelas suas qualidades de ressonância. São as mesmas usadas na construção dos famosos violinos Stradivarius.

Sucesso

A série Música no Museu é sucesso há quatorze anos e, ainda sob os acordes do carnaval e seus clássicos, apresenta hoje, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura  Jimmy Santa Cruz no baixo e Paulo Esteves ao piano. No programa, Cartola e seus amigos Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa. Entrada franca.

Fortuna

A cantora Fortuna desenvolve um expressivo trabalho com músicas do cancioneiro sefaradi. Pesquisadora incansável, tem no maestro Abel Rocha seu aliado na direção musical e nos arranjos de seu mais novo CD. www.fortunamusica.net