Leandro Mazzini: Informe JB

O seguro atropelado 

Embora não tenha  tido ainda autorização do PT para instalar a CPI do Seguro DPVAT, o federal Weliton Prado (PT-MG) tem viajado o país e coletado documentos para respaldar a investigação. Esteve em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro. “Vou percorrer todos os estados, a fraude é nacional”, diz o parlamentar, que pretende acionar a Polícia Federal e tirar as polícias civis dos casos, porque descobriu que há uma quadrilha comandada por um escritório de advogados atuando em várias capitais. Os advogados, aliados a policiais, forjam acidentes e recebem o seguro, em muitos casos usando laranjas, que surgem como cobaias e ficam com uma comissão. 

Novo ministro

O ministro Luiz Fux - que assume hoje  a 11ª cadeira do STF – é o quarto integrante do Supremo oriundo do Superior Tribunal de Justiça, que foi criado pela Constituição de 1988. Os outros foram Calos Velloso, Ilmar Galvão e Menezes Direito (falecido). Velloso e Galvão se aposentaram, aos 70 anos, mas continuam a atuar na Corte, agora como advogados.

Apoio irrestrito

Há resistências dentro do próprio PT em deixar abrir uma CPI logo no início do governo Dilma Rousseff. Mas Weliton garante que já tem 300 assinaturas, mais do que o suficiente para abrir a CPI.

UNE na rua

A União Nacional dos Estudantes, sumida das ruas há anos, vai voltar a protestar semana que vem nas principais capitais. Oficialmente, o motivo é o corte de verbas no orçamento do Ministério da Educação. 

UNE na rua 2

Mas o grande motivo mesmo é que a entidade não terá os gordos repasses de verbas da União, como nos anos anteriores. E a futura sede projetada por Oscar Niemeyer, prédio de R$ 30 milhões prometido pelo ex-presidente Lula, ficou ... na promessa.

Harry do Senado...

O senador novato Randofe Rodrigues (PSOL-AP) ganhou um apelido no Congresso: Harry Potter, pela semelhança com o famoso bruxinho. Ficou grilado, mas aceitou.

...e os Voldemort’s

Randolfe confessou à coluna que não sabia quem era o personagem. “Fiz um intensivão com o meu filho adolescente”. Agora, já sabe até quem é o bruxo Voldemort. E quem é o Voldemort do Senado? “Todos que roubam os cofres públicos”, sentencia.

Esqueceram de mim

Quem trabalhou com o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa diz que ele está abandonado pela presidente Dilma Rousseff, e nada terá dela de cargo importante. A relação profissional entre ambos, então ministros, era difícil.

Esqueceram deles

Há uma briga na bancada mineira do PMDB, que perdeu o Ministério das Comunicações. São sete cargos federais em BH, divididos para os sete deputados. Mas ninguém se entende.

Limpa 

Uma revelação da presidente Dilma Rousseff passou quase despercebida na entrevista a Ana Maria Braga. O governo federal começou na surdina uma auditoria na folha de pagamentos da União. De alto a baixo.

Após a tempestade

A Secretaria de Saúde de Petrópolis, uma das cidades atingidas pelas catástrofes de janeiro, já vacinou até ontem 680 pessoas contra tétano no bairro de Correas. Mais postos ambulantes serão espalhados pela zona rural.

Radiografia da tragédia

O Serviço Geológico do Estado do Rio apresenta hoje o Diagnóstico do Desastre das Chuvas à CPI da Região Serrana, instalada na Assembleia Legislativa. O presidente do DRM, Flavio Erthal, vai explicar o documento com investigações do órgão, em parceria com PUC, Uerj e UFRJ.

Ô, que frio!

Deputado federal cabra-macho do sertão cearense, acostumado a fazer campanha sob sol de 40 graus, Chico Lopes circulava pela Câmara ontem reclamando do frio de Brasília destes dias. “Esse clima está me matando”.