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Celso Franco: Trânsito em foco

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Sucesso,  secretário!

“No trânsito tudo que poder ser conseguido por medidas construtivas, não deve ser imposto mediante restrições legais. Este é segredo de uma administração eficaz.” Famosa frase de sir Alker Tripp, constante de seu livro, base de uma filosofia de administração de trânsito, publicado em 1936.

Vejo, na mídia, comentários desairosos sobre a corajosa tentativa da Secretaria Municipal de Transportes de priorizar a mobilidade do transporte público, com a criação de pista exclusiva para coletivos, na via estrutural, Avenida N.S. de Copacabana.

Antes de sua implantação, escrevi artigo alertando o secretário para as possíveis dificuldades que iriam acontecer e  aconselhando-o a tomar algumas providências preventivas necessárias.

Não reparei que seriam destinadas duas pistas para os ônibus, a fim de possibilitar a ultrapassagem entre eles. Evidentemente, com a reformulação das linhas e o escalonamento dos pontos de parada, haveria uma subutilização do espaço reservado a eles, com grave prejuízo para os demais veículos que constituem o tráfego daquela avenida. Não conheço, no mundo, nenhuma pista exclusiva para ônibus que utilize duas faixas de rolamento. O correto, e ainda há tempo de corrigir, é  criar bainhas para as paradas dos coletivos, para o embarque e desembarque, colocando os abrigos adiante delas e não ao lado, a fim de não se obstruir a circulação de pedestres. Como o embarque é pela porta da frente, essa colocação é lógica. O espaço roubado às calçadas será da mesma largura do que lhes é roubado pelas bancas de jornal, nelas "estacionadas".A eliminação da circulação das vãns, naquela via, é fundamental. Quanto à esperança de coibir a invasão da pista exclusiva, utilizando fiscalização, não irá funcionar com a eficácia desejada.Vi em Sevilha e Madrid, a faixa exclusiva bloqueada por defensa metálica (guard rail), só abertas nos locais onde a inscrição é permitida para garagens e entradas à direita. É o exemplo típico do uso da medida construtiva em lugar da restrição legal e com 100% de eficácia. Para prevenir o enguiço inaceitável dos ônibus, é necessária a existência de reboques para, trafegando em marcha à ré, desobstruír, rapidamente, a pista única de tráfego exclusivo dos ônibus.

A confusão inicial dos usuários, embora natural, se deve ao pouco tempo da tímida divulgação das modificações dos pontos de embarque. O tempo que se perde em divulgação se ganha no sucesso da execução.

Não se pode cobrar resultados imediatos de técnicos  aos quais nunca foi ensinado como se opera o trânsito e, o pior, utilizando uma Guarda Municipal inexperiente que, infelizmente, substitui a experimentada e calejada Polícia Militar. 

Continuo torcendo a favor, até porquê, sou torcedor do Bangu.