Informe JB

A guerra pelos cargos no Senado A SITUAÇÃO FICOU tensa ontem à noite no Senado, na sessão que se estendeu até às 20h, para escolha de suplentes da Mesa Diretora. De um lado um grupo da base governista capitaneado por Humberto Costa (PT-PE) e Romero Jucá (PMDB-RR) e, de outro, sozinho e abandonado por aliados, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) representando a oposição na tentativa de manter no mínimo uma indicação. Não bastasse isso, Itamar Franco (MG) protagonizou o primeiro momento saia justa da Casa. Reclamou formalmente com o presidente José Sarney por não ter sido ouvido como líder do PPS. Todos os discursos pró e contra, no entanto, tinham alvo. Cada indicação de um suplente vale até três cargos com boa remuneração nas secretarias da Mesa. O imbróglio foi adiado para a sessão de hoje à tarde. “ Serei sério, mas dentro do esquema que sou Humorista e deputado federal Tiririca (PR-SP), na posse no Congresso Fênix O federal Garotinho (PR-RJ), que quase teve o registro de candidatura cassado, desfila como estrela e paparicado no Congresso. Vale cinco votos. Elegeu mais quatro federais com ele e já senta à mesa da direção do PR nas coletivas.

Evasão do boletim Estudo recente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio mostra que 80% dos alunos do ensino técnico não concluem os cursos, e 50% não chegam nem ao fim do ensino fundamental. Esses ‘aliados’! O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi alvo de fogo amigo pesado na terça e ontem. Circulou no Congresso notícia de que abriria CPI da Anvisa. E outra de que teria aceitado convite para ser embaixador em Portugal, abrindo vaga para o suplente do PT no Senado. Cristovam riu, riu muito, e negou tudo. Assunto militar O Itamaraty começou a assessorar juridicamente o caso da ex-mariner brasileiro-americana Graciela Saraiva, expulsa da Navy dos EUA acusada de uso de droga. A família tem provas de que se tratava de um Tylenol pós-extração de dentes.

Bolsa-aluguel A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal enviou ao Ministério da Justiça minuta de projeto para criação de auxílio-moradia para a classe em estados do Norte e Centro-Oeste, e m cidades longe de capitais.

Visita$ Quatro ministros do Exterior da Europa e do Oriente Médio vêm a Brasília para tratar de assuntos bilaterais: os de Portugal, Luís Amado, e do Bahrein, xeque Khalid Al Khalifa, chegam dia 18. O chanceler dos Emirados Árabes, xeque Abdullah Al Nahyan, no dia 21. E no seguinte chega a ministra do Exterior da França, Michèle Alliot-Marie. Quem manda O federal Giovane Queiroz (PA) virou líder do PDT na Câmara e mudou de prioridade. Vai trabalhar pesado pela reforma política. Antes pleiteava a criação do estado do Carajás.