Heloisa Tolipan

OSKLEN Paulo Fashion Week Há quase um ano, um incêndio transformou o acervo de 10 anos da Osklen em cinzas. A partir delas, Oskar Metsavaht criou sua coleção de Inverno 2011, batizada Fênix . “Fiquei mais feliz do que triste com o incêndio. Sabe quando você está enjoado do seu armário, mas não tem coragem de se desfazer das roupas? Foi isso. Quando vi as cores estouradas por debaixo daquelas cinzas, pensei: ‘preciso fazer uma coleção sobre isso’”, contou Oskar. “Percebi que o importante na moda é o clássico. Então, uni peças clássicas sob o prisma do meu estilo”. Uma pequena pausa na nossa conversa para Oskar falar com Candy Pratts Price , a diretora criativa da Vogue.com , que tinha acabado de chegar ao backstage . Candy queria saber tudo sobre a coleção e, quando viu os chapéus de pele na cabeça dos modelos, perguntou: “O que é isso?”. Calmamente, Oskar respondeu: “É falso”. Sai Candy e nós entramos para perguntar sobre o projeto Rio, eu te amo , aquele com vários curtas sobre a cidade, para o qual Oskar desenvolveu a marca, em parceria com a sua agência, Om.Art. “Será retomado.

Estarei ao lado de alguns diretores, na direção de arte, para mostrar meu olhar sobre o Rio”, disse.

Falando na cidade, a coleção que Oskar desenvolveu para a Riachuelo foi aquele sucesso e fugiu das araras! E, para quem acha que essas parcerias com marcas fast fashion não são bacanas, Oskar avisa: “A preocupação com o meio ambiente tem de estar no processo de fabricação, no tipo de matéria-prima e tingimento que é usado. E nós também nos preocupamos com isso junto à Riachuelo. O consumo consciente é importante, mas o consumismo é incontrolável. A felicidade das pessoas está em ter mais três peças de roupa, sem se importar com quanto tempo elas vão durar”, disse o designer, que desfilou sua coleção logo antes do furacão Colcci com Gisele , Ashton , Alessan dra e Demi . Se ele acha que o rebuliço sobre as celebridades que estavam para chegar poderia ofuscar sua coleção? “Não me importo, só me preocupo em mostrar minha coleção para quem gosta de moda, para os clientes e para a mídia especializada”. De fato, nem a fumaça de um incêndio conseguiu esconder a força da Osklen.