Morte lenta e gradual

Numa época em que os espetáculos teatrais buscam cada vez mais conexão com as artes plásticas, o caminho inverso também começa a acontecer. A artista plástica Tatiana Blass apresenta, a partir de hoje, na Sala A Contemporânea, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a exposição Fim de Partida, título que faz referência direta a uma das principais peças do dramaturgo Samuel Beckett. Para simbolizar os personagens de Beckett – Hamm, Clov, Nagg e Nell –, Tatiana concebeu bonecos de cera maciça que, submetidos à ação da luz, derretem lentamente diante dos olhos dos visitantes.

É preciso esclarecer que os bonecos não derretem ao longo de um único dia para serem repostos a cada vez; eles irão derretendo no decorrer de todo o período da exposição, que se estende até 6 de março.

Como saber, então, que os bonecos não terminarão de derreter antes do último dia da exposição? – Na verdade, não há garantia – reconhece Tatiana, formada em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). – Mas acho que não existe o risco de os bonecos derreterem completamente antes do final.

Fim de partida é uma instalação que coloca o visitante diante do processo, na medida em que o público não verá, a cada dia, os bonecos inteiros, mas sim eles se des fazendo pouco a pouco, deixando de existir.

– Essa questão também esteve presente no último trabalho que apresentei na 29ª Bienal Internacional de São Paulo – lembra, referindo-se a Metade da Fala no Chão – Piano Surdo. – Era uma performance na qual jogavam cera líquida nas cordas de um piano de cauda, enquanto o pianista se esforçava para continuar tocando até não conseguir mais. Não tinha como calcular quanto tempo levaria até o trabalho do pianista se tornar inviável. São obras em que não há repetição possível. Tudo vai sendo desconstruído, desfeito.

Resta ao público ver as coisas partindo, desaparecendo.

A peça que deu origem ao trabalho reúne Hamm, artista fracassado cego e paralítico, Clov, seu serviçal, portador de uma estranha doença que o impede de se sentar, Nagg e Nell, pais de Hamm que vivem numa lata de lixo. Os personagens se encontram num abrigo em meio a uma terra devastada.