Promessa milagrosa

Na busca pelo corpo per feito, todo cuidado é pouco contra tratamentos que prometem e não cumprem C om a chegada do verão, muita gente aposta em cremes contra a gordura localizada ou em novos tratamentos para acabar com a celulite. Mas é bom se informar antes de investir, porque segundo os especialistas, a maioria das promessas não passa de cascata.

E por falar em celulite, o mercado dos cremes que, segundo os fabricantes, acabam mesmo com ela, está em franca expansão. O problema é que não se trata de tarefa fácil, porque a celulite é formada na hipoderme, que é a terceira ca mada da pele, onde se encontram as células de gordura. Para que funcionem, os cremes têm que ter potência para atingir essa camada.

– Acho improvável que cosméticos funcionem neste caso – informa o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Alexandre Filippo. – O que eles fazem é melhorar a textura da pele, dando um falso aspecto de melhora da celulite.

Para os especialistas, o mais garantido é evitar a vida sedentária, que, aliada a má alimentação, é a principal responsável pelo aumento de peso e o consequente surgimento das indesejadas estrias e celulites.

– Não existe um tratamento milagroso, e sim associações: atividade física, melhor alimentação e, de repente, até uma drenagem linfática – afirma Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy.