Pag. 4 - Deu a louca no tempo

Austrália e Sri Lanka têm 470 mil desabrigados As fotos acima e as da página anterior podem ser facilmente confundidas com imagens das chuvas que assolam a Região Serrana do Rio de Janeiro e já mataram, pelo menos, 400 pessoas. No entanto, elas retratam o caos meteorológico na Austrália, Sri Lanka, Colômbia, Alemanha e Estados Unidos.

Na Austrália, fortes chuvas castigam o país desde novembro e já deixaram, pelo menos, 14 mortos e 200 mil desabrigados. Autoridades locais estimam que 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes em 70 cidades. A situação é mais crítica em Brisbane. Terceira maior cidade do país, ela sofreu com a alta do Rio Brisbane, descrita por moradores como um tsunâmi instantâneo.

No Sri Lanka, a situação também é crítica. As chuvas atingiram o centro e o leste do país, matando 21 pessoas e deixando 270 mil desabrigadas. Parte do período de monções do país, as tempestades deixaram algumas cidades acessíveis somente pelo mar.

O aquecimento global intensificou um evento normal na Alemanha. O degelo da neve acumulada no inverno, somado à temporada de chuvas, deixou várias cidades do norte alemão debaixo d’água, como Bonn, Co lônia e Koblenz.

A região sul dos Estados Unidos sofreu com nevascas no fim de dezembro e no começo de janeiro. Com o sistema de transportes praticamente parado em algumas cidades, o comércio estimou perdas de US$ 1 bilhão. Ontem, uma nova onda de nevascas afetou o país, desta vez na Costa Leste. Em Nova York, Boston e Atlanta, 3 mil voos foram cancelados. 3 mil voos cancelados nos Estados Unidos só ontem, por causa da neve 14 mor tos na Austrália, na maior enchente dos últimos 50 anos.