Pag. 7 - Cartas

Big Brother Esperar o quê do Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, se para a maioria deles a preocupação maior é com o que se passa diariamente dentro da casa do Big Brother Brasil-11 ? Qual o preço do silêncio de nossos juízes e governantes para deixar a TV oferecer às escâncaras esse tipo de entretenimento, que só serve para induzir as famílias à prostituição?. Lembrando o jornalista Marcelo Migliaccio, do JB : “Não se esqueçam de chamar suas crianças para assistir, porque a fábrica de doentes mentais não pode parar”. Pobre família brasileira.

Leônidas Marques, Volta Redonda (RJ) Passapor tes O Brasil realmente não é um país sério. Assim como os filhos de Lula, o vice presidente Michel Temer e vários deputados federais também pediram ao Itamaraty passaportes diplomáticos para si e para seus familiares, mesmo que seja para fazerem turismo no exterior. São pessoas que entram na vida pública para obter vantagens pessoais, mordomias e privilégios, sem o menor espírito público e republicano. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Patriota têm a obrigação de enquadrar o Itamaraty e acabar com essa prática nociva ao país.

Renato Khair, São Paulo Armas Mais um desajustado mental dispara sua arma e mata inocentes nos Estados Unidos. Interessante que o fenômeno só acontece com intensidade nesse país. Basicamente duas explicações: a acirrada contradição entre capital e trabalho (má distribuição da riqueza, poucos ricos e muitos pobres, partidos políticos que não representam a maioria, imprensa extremamente manipuladora, Estado desativado, serviços públicos sociais inexistentes) e a população armada. Nesses casos fica difícil arranjar bodes expiatórios (comunismo e terrorismo).

Antonio Negrão de Sá, Rio Transpor tes Proponho transformar as vias expressas para ônibus que estão sendo construídas em vias férreas, recorrendo aos trilhos. Os trens são muito mais confortáveis, não poluentes e sobretudo são mais econômicos que os ônibus! Erico Tachizawa, Rio A mulher presidente Temos notado que Dilma Rousseff e seus apoiadores pretendem que ela seja a presidenta do Brasil. Presidenta? Que palavra é essa? No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o par ticípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante. Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é “presidente”, e não “presidenta”, independentemente do gênero, masculino ou feminino. Assim é que dizemos capela ardente, e não capela ardenta, menina estudante e não estudanta, ela adolescente e não adolescenta, mulher paciente e não pacienta.

Julio José de Melo, Sete Lagoas (MG) Tarifas Estamos evoluindo. É exemplar o que está acontecendo com assuntos de nosso cotidiano, como é o caso do aumento abusivo das tarifas de estacionamento nos shoppings.

José de Anchieta N. de Almeida, Rio Correção Diferentemente do que foi publicado na reportagem O homem que domou Lobão ( JB , dia 10, págs 3 a 6), o jornalista Claudio Tognolli foi pesquisador no livro 50 anos a mil . A vendagem do livro foi de 32 mil exemplares até a data de ontem, e não 30 mil, como informou o texto.