Otan é 'indispensável' para a segurança dos EUA, diz Pompeo

A Otan continuará sendo "um pilar indispensável para a segurança nacional americana", disse nesta quarta-feira (25) o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, duas semanas depois de uma cúpula tensa na qual o presidente Donald Trump entrou em confronto com seus aliados.

"À medida que cada membro da Otan contribuir" mais com a defesa coletiva, "a aliança poderá cumprir de melhor forma suas missões para dissuadir as ameaças a nossas nações", disse o chefe da diplomacia americana perante a comissão de Relações Exteriores do Senado.

"A Otan continuará sendo um pilar indispensável para a segurança nacional americana. Sabemos que a fragilidade provoca nossos inimigos, mas a fortaleza e a coesão nos protegem", disse Pompeo.

Os comentários do secretário de Estado ocorrem em um momento em que o presidente Donald Trump é acusado, inclusive por membros de seu partido Republicano, de socavar a aliança atlântica com questionamentos sobre o compromisso dos Estados Unidos com o princípio de defesa mútua entre seus sócios.

fff/vog/dg/yow/mvv