Incêndios na região de Atenas deixam ao menos cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas, segundo os serviços de emergência e um fotógrafo da AFP no local, morreram nesta segunda-feira (23) em incêndios que continuam afetando os arredores de Atenas.

Tarde da noite, um fotógrafo da AFP encontrou três corpos carbonizados debaixo de um carro perto de Rafina, 40 km a leste de Atenas. Duas pessoas morreram antes de serem transferidas a hospitais, anunciou a TV pública Ert, citando os serviços de emergência da capital, Ekav.

As chamas deixaram ainda 25 feridos, e as autoridades gregas solicitaram ajuda de outros países europeus para combater o incêndio.

Durante a noite desta segunda-feira as autoridades tratavam de retirar os habitantes da região costeira entre as localidades de Mati e Rafina, onde há muitos refugiados nas praias.

A polícia portuária informou ter encontrado no mar, próximo à Rafina, dois turistas dinamarqueses de um grupo de dez que fugiu de barco, e prossegue com a busca dos demais.

Cinco barcos militares e da polícia portuária participam das operações de reunião e evacuação das pessoas afetadas, revelou o secretário-geral da Defesa Civil, Yannis Kapakis.

"A noite será difícil", declarou Kapakis à Ert, que acompanha a situação "ao vivo".

cb/fjb/eg/mvv