Irmão do opositor russo Navalny sai da prisão

O irmão do líder opositor russo Alexei Navalny foi libertado nesta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de três anos e meio de prisão por um caso de desvio de recursos, que ele afirma ter motivação política.

Ao deixar o centro penitenciário da localidade de Naryshkino, mais de 300 km ao sul de Moscou, Oleg Navalny abraçou a mulher e o irmão. Ele declarou aos jornalistas que tinha pressa de chegar em casa e fazer um churrasco.

Em 30 de dezembro de 2014, um tribunal declarou Oleg e seu irmão Alexei culpados de fraude. Os dois foram condenados a três anos e meio de prisão, o primeiro em regime fechado e o segundo com uma pena condicional.

Navalny acusou as autoridades russas de transformar seu irmão em um "refém" para obstruir suas aspirações e de manipular este caso de desvio de fundos em detrimento de uma filial russa da empresa de cosméticos francesa Yves Rocher.

Alexei Navalny, 42 anos, convocou protestos para pressionar o Kremlin depois de ter sido declarado inelegível para as eleições presidenciais de 18 de março, vencidas por Vladimir Putin. Por estas manifestações, o opositor foi detido diversas vezes.

pho-tm/gmo/erl/ra/fp