ASSINE
search button

Otan felicita turco Erdogan pela reeleição

Compartilhar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, felicitou nesta segunda-feira (25) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, por sua reeleição, destacando, ao mesmo tempo, a importância dos "valores" da Aliança, entre eles a "democracia" e o "Estado de direito".

"Quero felicitar o presidente Erdogan por sua reeleição. Também felicito o povo turco por sua alta participação nas eleições", disse Stoltenberg ao chegar a uma reunião com os ministros europeus da Defesa e das Relações Exteriores em Luxemburgo.

No domingo, o líder islamista conservador Erdogan, que governa a Turquia há 15 anos, venceu o primeiro turno da eleição presidencial, e a aliança dominada por seu partido obteve maioria no Parlamento, segundo os resultados provisórios.

O secretário-geral da Aliança classificou a Turquia "como um aliado-chave para a Otan", à qual pertence desde 1952, por sua "estratégica localização geográfica" e por sua participação na luta contra a organização extremista Estado Islâmico e "contra o terrorismo".

Stoltenberg lembrou que "a Otan se baseia em alguns valores fundamentais: democracia, Estado de direito e liberdade individual".

"Concedo grande importância a esses valores", acrescentou o chefe da Aliança, que disse reiterá-lo em suas visitas às capitais dos países-membros, "incluindo Ancara".

pdw-tjc/acc/tt