Trump sobretaxa importações chinesas em 25%, a US$ 50 bi

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (15) a imposição de tarifas de 25%, a US$ 50 bilhões, sobre as importações de produtos chineses que "contenham tecnologias muito importantes no plano industrial".

"Minha formidável relação com o presidente Xi da China e a relação do nosso país com a China são importantes para mim. Mas o comércio entre nossas nações é muito desigual, há muito tempo", justificou Trump, em um comunicado.

O presidente advertiu ainda que "os Estados Unidos imporão novas tarifas, se a China adotar medidas de represália, tais como novas tarifas sobre bens americanos, sobre serviços, ou produtos agrícolas".

"Essas tarifas são essenciais para prevenir outras injustas transferências de tecnologia americana e de propriedade intelectual para a China, protegendo empregos nos Estados Unidos", completou.

O anúncio coroa meses de árduas negociações entre Washington e Pequim, nas quais as ofertas chinesas não conseguiram satisfazer as exigências de Trump relacionadas ao crescente déficit comercial com a potência asiática.

Dt/ja/tt