Milícia toma 2 terminais de petróleo na Líbia

A milícia comandada por Ibrahim Jadhran tomou o controle dos dois maiores terminais petrolíferos da Líbia, Sidra e Ras Lanuf, que estavam sob poder do general Khalifa Haftar, comandante da principal força armada do país e que domina a parte oriental de seu território.    

A notícia foi comunicada pela companhia petrolífera nacional, a NOC, que diz que os dois terminais foram fechados e evacuados, como "medida de precaução". Os ataques ocorreram na manhã da última quinta-feira (14).    Ex-comandante das Guardas de Defesa de Petróleo, Jadhran participou da revolta contra Muammar Kadafi e chegou a impor um embargo às exportações de petróleo, até ser expulso da área pelo Exército Nacional Líbio, chefiado por Haftar, em setembro de 2016.  

Desde então, sua milícia realizou diversas tentativas de conquistar os terminais. A NOC estima uma perda de 240 mil barris por dia enquanto a situação não se resolver. As forças de Haftar, no entanto, falam apenas em "tentativas de infiltração de rebeldes" e negam ter perdido o controle dos terminais.  Recentemente, Haftar chegou a um acordo com o primeiro-ministro de união nacional da Líbia, Fayez al Sarraj, para realizar eleições em dezembro, mas o país ainda está longe da estabilidade.