Itália celebra Dia Nacional dos Castelos neste fim de semana

A Itália celebrará em 19 e 20 de maio a 20ª edição do Dia Nacional dos Castelos, iniciativa que prevê eventos gratuitos em mais de 30 fortalezas espalhadas pelo país.

Realizada anualmente pelo Instituto Italiano dos Castelos, a programação terá passeios guiados pelas construções, mesas redondas sobre as histórias das fortalezas e apresentações musicais. "Com mais de 1,4 mil membros e um escritório em cada região italiana, nós cuidamos de uma herança muitas vezes não valorizada", disse Fabio Pignatelli, presidente do instituto.

O evento também visa atrair turistas para cidades italianas menos conhecidas, como Acquasparta, na Úmbria, Sant'Anna d'Alfaedo, no Vêneto, e Casalvecchio Siculo, na Sicília.

"Deve ser sempre lembrado que as obras de defesa, por número e difusão, perdem apenas para a arquitetura religiosa. Não é exagero falar que quase todos os municípios italianos têm em seu território pelo menos um trabalho da natureza 'castelana'", afirmou Gian Maria Labaa, vice-presidente do conselho científico do instituto.