ASSINE
search button

Israel ataca alvos do Irã na Síria e mata mais de 20

Segundo a Rússia, aliada síria, 70 mísseis foram lançados

Compartilhar

O Exército de Israel lançou na madrugada desta quinta-feira (10) cerca de 70 mísseis contra as infraestruturas iranianas na Síria em resposta aos disparos do Irã nas Colinas de Golã.

Segundo dados de Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 23 pessoas morreram.

"Vinte e oito aviões israelenses F-15 e F-16 participaram nos bombardeios e dispararam 60 mísseis do tipo ar-terra contra várias regiões sírias e outros 10 mísseis terra-terra disparados a partir de Israel", disse o ministério da Defesa da Rússia.

De acordo com o governo russo, metade dos projéteis foram destruídos pelo sistema de defesa antiaéreo da Síria. Entre as vítimas, há militares sírios e estrangeiros, informou a OSDH.

O Exército israelense chamou a resposta de "o maior ataque aéreo nos últimos anos" e afirmou que após os bombardeios espera que o Irã "tenha entendido a mensagem".

"Atacamos quase todas as estruturas iranianas na Síria e eles não devem esquecer o ditado de que se uma chuva cair sobre nós, uma tempestade cairá sobre eles", explicou Avigdor Lieberman, ministro da Defesa de Israel.

Na última terça-feira (8), um ataque atribuído a Israel nas proximidades de Damasco, na Síria, matou 15 combatentes ao regime de Bashar al-Assad.

Já nesta quarta-feira (9), as Colinas de Golã, na fronteira com a Síria, foram alvos de cerca de 20 mísseis lançados pela Força Quds, unidade especial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica do Irã.

A tensão na região registrou um crescimento depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a saída do acordo nuclear com o Irã, aliado do regime sírio.

>> Governo dos EUA apoia direito de defesa de Israel e critica provocação do Irã

>> Os principais ataques israelenses na Síria desde 2013