ASSINE
search button

Países europeus anunciam reunião com o Irã sobre acordo nuclear

Compartilhar

Os ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha e Reino Unido se reunirão com representantes iranianos na segunda-feira, informou o governo francês, depois que o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã.

"Vou me reunir com meus colegas britânico e alemão na segunda-feira, e também com representantes do Irã, para considerar toda a situação", declarou o ministro francês Jean-Yves Le Drian à rádio RTL.

Os três países assinaram o acordo em 2015, ao lado do Irã, Estados Unidos, China e Rússia.

O presidente francês, Emmanuel Macron, conversará por telefone com o colega iraniano Hassan Rohani nesta quarta-feira para informar que a França deseja "manter o acordo" e pedir que faça o mesmo, completou o chanceler.

"Os iranianos devem seguir determinados a permanecer no acordo em troca de ajudas econômicas que os europeus vão tentar preservar", disse Le Drian.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira a retirada de seu país do acordo nuclear iraniano e a retomada imediata das sanções econômicas contra Teerã, uma decisão condenada por seus aliados europeus e elogiada por Israel e Arábia Saudita.

Com ou sem Washington, Paris, Berlim e Londres pretendem prosseguir com os esforços para preservar o texto negociado com Teerã, que pretende garantir o caráter não militar de seu programa nuclear, além de evitar uma escalada na região.

vl-meb/zm/fp