UE convida 15 mil jovens de 18 anos a viajar pela Europa

A União Europeia quer possibilitar a 15 mil jovens de 18 anos viajar gratuitamente pela Europa neste verão (no Hemisfério Norte), no âmbito de um programa chamado DiscoverEU, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira (3).

A iniciativa, que nasce de uma proposta do Parlamento Europeu, conta com um orçamento de 12 milhões de euros para 2018 para financiar títulos de transporte. O programa será aberto em junho aos candidatos que tiverem 18 anos em 1º de julho no Portal Europeu da Juventude.

Querem "oferecer a 15 mil jovens a chance de viajar pela Europa neste verão para descobrir o rico patrimônio cultural do continente, entrar em contato com outras pessoas, aprender sobre outras culturas e descobrir o que une a Europa", disse o Executivo europeu em um comunicado.

Os candidatos selecionados deverão ser europeus, seguir um itinerário pré-determinado, de trem, ônibus, e inclusive de barco e avião, em alguns casos. A viagem poderá durar "até 30 dias" e incluirá "entre um e quatro destinos estrangeiros".

A seleção final dos primeiros 15 mil beneficiários do programa será realizada por um júri. Se não esgotarem o orçamento, pode ser aberta uma segunda leva de candidaturas no segundo semestre.

cds/agr/glr/sgf/cb/mvv