Trump discute com Pentágono possibilidade de financiar muro fronteiriço

O presidente americano, Donald Trump, discutiu com seu secretário da Defesa, Jim Mattis, nesta quinta-feira (29), a possibilidade de o Pentágono financiar a construção do muro na fronteira com o México.

Os Estados Unidos estão testando diversos protótipos de trechos do muro, de nove metros de altura, a ser construído na fronteira sul dos Estados Unidos para impedir a passagem de imigrantes e de contrabandistas.

"O muro tem uma cara boa. Eu era muito bom na construção. Sempre foi minha especialidade. Acho que mais do que ser presidente. Era bom na construção", disse Trump a uma multidão em Ohio.

Ao longo de sua campanha e do primeiro ano de Presidência, Trump insistiu em que o vasto projeto seria de algum modo financiado pelo México, ideia que o governo vizinho descartou rapidamente.

E, como o presidente americano não teve sucesso tentando obter os US$ 25 bilhões do Congresso, voltou-se para o Pentágono, na esperança de conseguir os recursos do orçamento da Defesa.

"Graças aos entre 700 bilhões e 716 bilhões de dólares obtidos para reconstruir nossas Forças Armadas, criam-se muitos postos de trabalho, e nossas forças militares estão ricas de novo", tuitou Trump neste sábado.

"Construir um bom muro fronteiriço, quando as drogas e os combatentes inimigos se infiltram no nosso território, tem a ver com a Defesa Nacional. Construir MURO com M!", acrescentou, no Twitter.

Nesta quinta-feira, a porta-voz do Departamento da Defesa, Dana White, disse que Mattis discutiu a ideia com Trump, mas não deu detalhes sobre os resultados da reunião.