Trump afirma que está preocupado por que Amazon paga poucos impostos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está preocupado porque a gigante da internet Amazon pagaria "muito pouco" impostos, prejudicados outros varejistas.

"Expressei minhas preocupações com a Amazon muito antes das eleições", escreveu Trump no Twitter. 

"Ao contrário de outros, eles pagam pouco ou não pagam impostos ao Estado e aos governos locais, usam nosso sistema postal como seu rapaz de entregas (causando uma tremenda perda aos Estados Unidos) e estão colocando milhares de varejistas fora do negócio", completou.

O grupo Amazon encerrou a sessão de quarta-feira na Bolsa de Nova York em forte baixa de 4,38%, o que representou uma perda de 31,4 bilhões de dólares em capitalização de mercado.

O portal Axios havia publicado durante o dia um artigo sobre a "obsessão" do presidente americano com a Amazon e seu desejo de atacar o grupo de Jeff Bezos com leis antimonopólio.

De acordo com o Axios, os amigos milionários do presidente expressaram suas preocupações com a situação de seus negócios, "destruídos" pelo controle cada vez maior da Amazon no setor da distribuição.  

Desde antes de se tornar presidente, Trump expressa desacordo com Bezos, que também é dono do The Washington Post, alvo frequente do presidente que acusa o jornal de informar com más intenções.

Durante a campanha presidencial de 2016, Trump advertiu que a Amazon "teria um grande problema antitruste" se eleito e sugeriu que Bezos comprou o Washington Post como uma estratégia para proteger o gigante varejista da internet.

"Assim não terão que pagar impostos e não serão processados ??por tendências monopolistas", disse o então candidato presidencial.

Em junho 2017, Trump escreveu no Twitter: "O #AmazonWashingtonPost, às vezes chamado de guardião da Amazon, que não paga seus impostos de internet (como deveriam) é um +FAKE NEWS'", referindo-se às 'fake news' das redes sociais.

Bezos, dono da maior fortuna do mundo, com mais de 120 bilhões de dólares, respondeu dizendo que enviaria o candidato republicano para o espaço através de sua empresa Blue Origin. Depois da eleição, acabou por felicitá-lo.

Após o artigo do Axios, o grupo Amazon fechou em queda na quarta-feira na Bolsa de Valores de Nova York (-4,38%), o que representou uma perda de 31,4 bilhões de dólares em capitalização de mercado.

Nesta quinta-feira, as ações da Amazon caiam na abertura de Wall Street; onde as empresas de tecnologia foram abaladas pelo uso indevido de dados de usuários do Facebook.