Escritor de ficção científica é esfaqueado na cabeça em Bangladesh

Um conhecidos escritor de ficção científica em Bangladesh foi esfaqueado na cabeça neste sábado durante um seminário na cidade de Sylhet, na última ocorrência de uma série de ataques contra blogueiros e escritores.

A polícia disse que Zafar Iqbal, famoso ativista e escritor de ficção científica com grande sucesso de vendas, foi transferido para o hospital em Sylhet após o ataque.

"Ele foi esfaqueado na parte de trás da cabeça e estava sangrando", disse a polícia à AFP no hospital. 

Abdul Wahab, porta-voz da polícia em Sylhet, confirmou o incidente e disse que suspeita que ele foi atacado com uma faca.

"O escritor estava em um seminário quando foi esfaqueado por trás na cabeça e um guarda pegou o atacante", disse à AFP. 

O governo de Bangladesh decidiu fornecer pessoal de segurança aos escritores e ativistas laicos mais reconhecidos desde que começaram a suspeitar que os extremistas islâmicos estão em guerra contra fazem guerra contra eles e os mencionam em suas listas negras. 

Por enquanto, a polícia não sabe quantas pessoas estão envolvidas nesse ataque ou se pertencem a algum grupo islâmico extremista", afirmou o policial. 

Iqbal foi levado para a sala de operações e provavelmente será transferido para um hospital militar em Dhaka. 

Iqbal, que é professor em uma universidade estadual em Sylhet, passou anos defendendo liberdade de expressão e secularismo em Bangladesh. Ele é considerado uma celebridade por seu ativismo e o grande sucesso de vendas de seus livros.