ASSINE
search button

Hillary pede que EUA retome protagonismo no mundo

Democrata também alfinetou Trump sobre Acordo de Paris

Compartilhar

Mais de um ano após perder as eleições para Donald Trump, a democrata Hillary Clinton voltou à cena nesta segunda-feira (5), em um discurso em Washington no qual fez um apelo para que o país volte a assumir o protagonismo no mundo.

"Temos de restabelecer a voz da América na arena mundial. Se você começa a não ligar, a rejeitar o que vem ocorrendo no mundo, você começa a perder batalhas", disse a ex-secretária de Estado a uma plateia na Universidade de Georgetown, durante um evento de premiação de mulheres que lutam pelos direitos humanos, paz e justiça no mundo.

A maior parte do discurso de Hillary foi para defender o protagonismo feminino na sociedade e na política, mas a democrata também aproveitou para alfinetar o republicano Donald Trump. Um de seus principais apelos foi pela participação dos EUA no Acordo Climático de Paris. "Somos o único país a não estar ali. É um absurdo", disse Hillary.

A ex-senadora também defendeu o papel da imprensa, apesar das críticas de Trump aos jornais locais. "Eu ainda acredito na verdade, em provas, fatos. Não existe realidade alternativa. A venda está sitiada. O trabalho do jornalismo é particularmente crucial neste momento", comentou.