Em visita oficial, Macron presenteia Xi Jinping com cavalo francês de elite

Cumprindo visita de Estado de três dias na China, o presidente francês Emmanuel Macron presenteou seu homólogo chinês, Xi Jinping, com o cavalo Vesuvius da Guarda Republicana da França.

A chancelaria francesa chamou o presente de "um gesto sem precedentes na diplomacia" e uma maneira de retribuir a admiração expressada pelo líder chinês pela cavalaria que o escoltou durante sua visita à Paris em 2014, de acordo com a agência Reuters.

O animal de 8 anos passou por rígidos controles sanitários e é um "símbolo da excelência francesa", afirma o Palácio do Eliseu. É a primeira vez que um cavalo da Guarda Republicana é utilizado como presente.

Macron, que tornou-se o mais jovem mandatário da França desde Napoleão, é um adepto da diplomacia "soft" e do simbolismo. Ele buscar ampliar a penetração das empresas francesas no protegido mercado chinês e está acompanhado de 50 empresários.

A própria China também costuma presentear outras nações com animais, a chamada "diplomacia panda". A primeira-dama francesa, Brigitte Macron, é a madrinha de um panda doado por Pequim para o Zoológico de Paris.

>> Sputnik