Alemanha pretende dar uma dura no Irã a respeito dos protestos no país

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse que o ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, será convidado a visitar a UE na próxima semana.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, disse ter acertado com a chefe da diplomacia da União Européia, Federica Mogherini, o convite ao ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, para visitar a União Européia com objetivo de discutir os protestos em curso no Irã.

"Concordamos com a chefe de assuntos estrangeiros da UE a convidar o ministro iraniano na próxima semana, se possível", disse Gabriel em entrevista ao canal ZDF neste domingo.

O ministro das Relações Exteriores alemão notou que a Alemanha respeita a liberdade de manifestação.

As maiores cidades do Irã, incluindo Teerã, Mashhad, Isfahan e Rasht, são palco de protestos desde 28 de dezembro de 2017. As pessoas tomaram as ruas para protestar contra o desemprego, a pobreza e o aumento do custo de vida, bem como contra as políticas do presidente iraniano Hassan Rouhani e do líder supremo Ali Khamenei. As autoridades iranianas declararam repetidamente que estão controlando completamente a situação.

O primeiro embaixador iraniano nas Nações Unidas, Gholam Ali Khoshroo, afirmou que Teerã tinha provas de que a violência nos protestos foi incitada do exterior.

>> Sputnik