Em mensagem natalina, Elizabeth II lembra vítimas do terrorismo

Em sua mensagem de Natal de 2017, a rainha do Reino Unido, Elizabeth II, prestou homenagem às vítimas dos atentados terroristas que abalaram as cidades de Londres e Manchester neste ano.

Segundo a antecipação divulgada pelo Palácio de Buckingham, a monarca elogiou as "poderosas identidades" das duas metrópoles, que souberam se levantar após os ataques. A mensagem já foi gravada e será exibida ainda nesta segunda-feira (25) em todos os países da Commonwealth.

A rainha descreveu como um "privilégio" a visita que fez no hospital a sobreviventes do atentado em uma casa de shows em Manchester. "Os pacientes que encontrei foram um exemplo para nós todos, mostrando extraordinária bravura e resiliência", disse.

O Reino Unido foi palco de três ataques em pouco mais de dois meses em 2017. No primeiro, na ponte de Westminster, em Londres, em 22 de março, morreram cinco pessoas. O segundo, em 22 de maio, ocorreu em Manchester, após um show de Ariana Grande, e fez 22 vítimas. Já o terceiro, na London Bridge, em 3 de junho, deixou oito mortos.

Todos eles foram reivindicados pelo Estado Islâmico (EI). (ANSA)