Mogherini lidera 1ª reunião da UE com governo Trump

A alta representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, se reuniu com diversos expoentes do governo de Donald Trump em Washington nesta quinta-feira (9) no primeiro encontro formal entre o bloco econômico e os Estados Unidos.    

Após reunir-se com o secretário de Estado, Rex Tillerson, a italiana ressaltou que a "União Europeia e os EUA tem um relacionamento de longa data e vão continuar trabalhando para fazê-lo avançar com base em nossos princípios e valores".    

De acordo com Mogherini, há "muitos dossiês" nos quais os dois países "tem um interesse de cooperar estreitamente" e que o encontro com Tillerson foi "frutífero e aberto". Na pauta da reunião, estavam o desafio comum contra o terrorismo internacional, o trabalho para o reforço na defesa da Europa, a relação com a Rússia, o acordo nuclear com o Irã e as crises internacionais principais para as duas nações: Síria e Ucrânia. Os temas causaram polêmica recentemente entre europeus e Trump, já que os dois lados têm adotado posturas opostas sobre os temas mais críticos, como o acordo com o Irã e a questão dos refugiados e do terrorismo extremista islâmico.    

A agenda de Mogherini contou ainda com reuniões com líderes republicanos e democratas, além de outros ministros do governo Trump.