Zhirinovsky anuncia candidatura à presidência da Rússia

O controverso líder do Partido Liberal Democrático Russo (LDPR), Vladimir Zhirinovsky, conhecido por suas declarações xenófobas e nacionalistas, anunciou neste sábado (4) que irá participar das eleições presidenciais da Rússia de 2018 como "provável candidato".

"No mês de dezembro, o LDPR vai realizar o seu 31º Conselho da Federação e vai anunciar quem vai participar das eleições presidenciais, e eu, muito provavelmente, serei o candidato do partido", afirmou Zhirinovsky.

Já o partido liberal russo Yabloko também anunciou que a campanha para as eleições da Rússia de 2018 está em aberto e seu fundador, Grigory Yavlinsky, irá concorrer à presidência.

De acordo com a presidente do partido, Emilia Slabunova, a campanha do Yabloko irá focar na geração jovem, pois eles são os responsáveis por promover a construção de uma Rússia melhor no "futuro", onde todos podem contribuir "com os seus talentos e habilidades".

Segundo Slabunova, a geração mais jovem também pode propor as coisas "mais valiosas", ou seja, o mesmo que o Yavlinsky irá fazer. Ela ainda reiterou que a Rússia é um país onde todos podem alcançar "seus sonhos" com base em "igualdade de oportunidades para todos".

Yavlinsky concorreu sem sucesso à presidência em 1996 e 2000, e tentou tomar parte nas eleições de 2012, mas sua candidatura foi recusada pela Comissão Eleitoral Central do país.