Ucrânia realizará inspeção militar em território russo

Inspetores ucranianos verificarão a escala de atividades militares notificáveis na região de Rostov, na Rússia. As inspeções serão realizadas ente 16 e 19 de janeiro, informou Sergei Ryzhkov, chefe do Centro de redução de riscos nucleares. 

"A Ucrânia pediu à parte russa permissão para realização de inspeção no seu território embasada no Documento de Viena de 2011, que trata do fortalecimento da confiança e da segurança", declarou Ryzhkov.

Ele acrescentou que a Rússia permitiu que os inspetores ucranianos visitassem unidades militares conforme o pedido da Ucrânia. Durante a inspeção, estima-se que seja verificada a existência ou não de atividades militares notificáveis em uma área de quase 16 mil km².

A estrutura de segurança europeia inclui vários acordos de desarmamento, controle de armas e medidas de confiança na área militar. O Documento de Viena de 2011 permite a troca de dados sobre as forças armadas, planejamento e orçamentos. Além disso, garante a troca de informações sobre atividades militares entre os países e a realização de inspeções nos mesmos.