Vladimir Putin envia mensagens de felicitações aos líderes mundiais

Na véspera da virada do ano, o líder russo enviou mensagens a vários políticos mundiais, falando das perspectivas de cooperação e questões fundamentais nas relações entre a Rússia e os respectivos países.

Em sua mensagem de felicitações à chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou a esperança que o potencial positivo da cooperação bilateral acumulado ao longo das décadas em várias esferas, seja mantido e aumentado no interesse de ambos os povos e de todo o continente europeu, frisa a assessoria de imprensa do Kremlin.

Destaca-se que na sua mensagem o presidente russo realça que "o ano cessante confirmou a necessidade da cooperação russo-alemã para resolver os atuais problemas regionais e internacionais, bem como para fazer face às ameaças e aos desafios à segurança global".

Ao se dirigir a seu homólogo francês, François Hollande, Putin sublinhou tais fatores negativos no ano de 2016 como a crise migratória sem precedentes e o aumento considerável da atividade terrorista, afirmou esperar que a Rússia e a França aumentem e preservem o potencial positivo da cooperação bilateral, continuem uma cooperação construtiva na resolução dos problemas atuais da agenda global e europeia. 

O chefe de Estado russo também não deixou de felicitar o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmando que a Rússia e a Turquia continuarão seu trabalho produtivo de estreitamento dos laços e vão cooperar no âmbito da agenda internacional, comunica o portal de informações do Kremlin. 

A mensagem também diz que Putin está satisfeito com o fato de a Rússia e Turquia terem conseguido iniciar um processo de normalização gradual das relações, da recuperação de todo o conjunto de trabalho realizado na área política, econômica, humanitária, cientifica, técnica e outras.

"Além disso, o chefe de Estado russo expressou sua certeza de que, com base nos resultados já alcançados, os países continuarão seu trabalho para reforçar as relações bilaterais, irão cooperar na resolução dos problemas atuais da agenda internacional no interesse de ambos os povos na linha de garantir a segurança e estabilidade no continente eurasiático", diz o comunicado.

Vale destacar também que o líder russo enviou duas mensagens com felicitações de Natal e Ano Novo com destino ao Reino Unido — uma para a rainha Elizabeth II e outra para a primeira-ministra britânica Theresa May. Em suas mensagens, o presidente frisou que o desenvolvimento positivo das relações e da cooperação de parceria corresponde aos interesses de ambos os países.