Putin confirma cessar fogo na Síria a partir desta sexta-feira

A Rússia e Turquia confirmam que vão garantir o cessar-fogo na Síria a partir da meia-noite desta sexta-feira, 30 de dezembro, declarou o presidente russo Vladimir Putin, de acordo com a agência russa Tass

Putin se reuniu com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. Três documentos foram assinados.   

"O primeiro documento foi assinado entre o governo sírio e a oposição armada, o cessar-fogo na Síria; o segundo é um sistema de medidas para controlar o regime da trégua enquanto o terceiro é a declaração sobre a disponibilidade para iniciar as conversações de paz a solução do conflito na Síria", diz a declaração de Putin na agência russa.   

Rússia e Turquia estão envolvidas no conflito sírio apoiando grupos contrários. Moscou é o principal aliado de Bashar al-Assad, enquanto Ancara defende opositores.    

A cooperação russo-turca permitiu concretizar um cessar-fogo há duas semanas em Aleppo e a evacuação de milhares de rebeldes e civis dos bairros rebeldes reconquistados pelo governo.

Da 'Ansa Brasil'