Napoli é time italiano que mais ganhou torcedores em 5 anos

Renascido, o clube é o quarto mais popular do país

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos e pela consultoria StageUp mostrou que o Napoli é o clube italiano que mais ganhou torcedores nos últimos cinco anos.

Segundo o estudo, que é realizado anualmente, o time do sul da península tinha 1,8 milhão de tifosi em 2011 e passou para 2,9 milhões em 2016, um crescimento de 61%.

A expansão pode ser explicada pelo renascimento do Napoli, que chegou a cair para a terceira divisão do futebol italiano, mas desde 2011 briga pelas primeiras posições na Série A, tendo sido vice-campeão nas temporadas de 2012/13 e 2015/16.

Outras equipes que viram aumentar seu número de torcedores nos últimos cinco anos são o Bologna (de 211 mil para 334 mil, alta de 58%) e a Lazio (425 mil para 622 mil, crescimento de 46%).

A pesquisa também confirmou a Juventus como o clube mais amado pelos italianos, com 8,3 milhões de tifosi, quase o dobro do segundo colocado, Milan, que tem 4,2 milhões. Em seguida, aparecem Inter de Milão (3,9 milhões), Napoli (2,9 milhões) e Roma (1,9 milhão).

"A análise das tendências dos últimos cinco anos mostra o desejo dos italianos de ver campeonatos equilibrados. É com essa perspectiva que premiam Napoli, um competidor para os grandes do norte, e veem com grande simpatia times médios ambiciosos e bem geridos, como o Bologna", disse Federico Gaetano, presidente da StageUp.