ASSINE
search button

Netanyahu: Resolução da ONU contra assentamentos de Israel foi 'vergonhosa'

Compartilhar

Votação histórica no Conselho de Segurança da ONU na última sexta-feira aprovou resolução que exige a interrupção da construção de assentamentos israelenses.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado (24) que Israel vai reavaliar seus laços com as Nações Unidas. A afirmação surge um dia após o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado uma resolução exigindo que Israel interrompa a construção de assentamentos em territórios palestinos.

"Eu instruí o Ministério das Relações Exteriores a completar em um mês a reavaliação de todos os nossos contatos com as Nações Unidos, incluindo as instituições da ONU fundadas por Israel e a presença de representantes da ONU em Israel", disse Netanyahu.

Na última sexta-feira (23) o Conselho de Segurança adotou uma resolução exigindo a interrupção "completa e imediata" da construção de assentamentos em territórios palestinos.

Segundo Netanyahu, a votação no Conselho de Segurança da ONU foi "vergonhosa". Parceiros históricos de Israel, os Estados Unidos surpreenderam ao não utilizar o uso do veto na votação do projeto, que passou com 14 votos a favor e uma abstenção.