A companhia francesa Vivendi anunciou nesta terça-feira (20) que comprou mais ações do grupo italiano de televisão Mediaset e que agora possui 25,75% do capital da empresa e 26,77% dos direitos de voto.
A escalada de compra da marca, que havia iniciado a comprar ações na semana passada, causou mais de um processo dos italianos contra a Vivendi.
A Mediaset, que é uma das empresas da holding Fininvest, de Silvio Berlusconi, considera que os franceses estão cometendo um "ato hostil" e "manipulando o mercado".
Hoje, o ex-premier italiano reiterou seu compromissos de manter a empresa com a identidade de seu país e destacou que outros sócios pensam da mesma maneira.
"Muitos dos nossos sócios querem defender o princípio da identidade italiana do primeiro grupo de comunicação do país.
Por isso, estou bastante tranquilo", disse Berlusconi nesta terça aos jornalistas.
Por sua vez, a Vivendi já havia informado que o fato de adquirir as ações rapidamente - tinha apenas 3% no dia 13 de dezembro - faz parte do projeto de "reforçar" sua posição no sul da Europa.