ASSINE
search button

Venezuela ordena embargo milionário a banco privado

Justiça ordenou devolução de US$ 7,7 milhões por Banesco

Compartilhar

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela ordenou nesta terça-feira (20) um embargo milionário contra o Banesco Banco Universal, uma das maiores instituições financeiras do país.

Segundo a decisão judicial, o Banesco precisará devolver pouco mais de US$ 7,7 milhões ao fisco venezuelano. A sentença é referente a um processo por "não cumprimento do contrato de mandato e indenização por danos e prejuízos" iniciado pelo prefeito-procurador do município de San Francisco, no estado de Zulia.

Quase imediatamente, o banco informou através de sua conta no Twitter que "acatará como sempre as decisões das autoridades judiciais". "Procederemos para cancelar imediatamente o montante estabelecido pelas autoridades", acrescentou a empresa.

A divulgação da ordem judicial gerou preocupação entre os venezuelanos que já enfrentam um difícil panorama monetário ante a escassez de dinheiro por causa das mudanças nas cédulas em circulação na Venezuela e a posterior extensão da circulação da cédula de 100 bolívares até o dia 2 de janeiro.

A mudança nos valores causou uma onda de saques em diversos estabelecimentos comerciais e muitos protestos contra o presidente Nicolás Maduro.