'Radio Free Europe': União Europeia prolonga missão na Georgia

Matéria publicada nesta segunda-feira (12) pelo site da Radio Free Europe diz que o Conselho Europeu prorrogou por mais dois anos o mandato da missão de vigilância da União Europeia, estabelecida após a guerra de 2008 entre a Geórgia e a Rússia. 

Segundo a reportagem a decisão significa que a Missão de Vigilância da União Europeia na Geórgia (EUMM) está agora autorizada a prosseguir até 14 de dezembro de 2018.

> > EU Monitoring Mission In Georgia Prolonged Until December 2018

O noticiário informa que o Conselho Europeu informou em 12 de dezembro que destinou 18 milhões de euros para o período de 15 de dezembro de 2016 a 14 de dezembro de 2017. A EUMM monitora áreas perto da fronteira que divide o território georgiano mantido pelo governo e as terras detidas pelos separatistas apoiados pela Rússia nas regiões da Ossétia do Sul e da Abcásia.

De acordo com a Radio Free Europe a missão iniciou suas atividades em 1º de outubro de 2008, menos de dois meses após a guerra de cinco dias durante a qual as forças russas penetraram profundamente no território georgiano.