François Fillon deve ser grande favorito nas primárias da direita neste domingo

Eleitores da direita são esperados nas urnas no segundo turno das primárias

Parece que a batalha chegará ao fim neste domingo (27), quando os eleitores da direita são esperados nas urnas no segundo turno das primárias para escolher entre François Fillon, grande favorito, e Alain Juppé, ambos do partido Os Republicanos. O vencedor estará bem posicionado para se tornar presidente em 2017. 

No sábado (26), já começaram a votar os eleitores dos territórios ultramarinos da França (Guadalupe, Martinica, Guiana, Saint-Pierre-et-Miquelon e Polinésia francesa) e os franceses residentes no exterior. A menos que haja uma reviravolta espetacular, é François Fillon, de 62 anos, com seu plano de choque liberal, que deve derrotar Alain Juppé, de 71 anos, mais moderado. 

As pesquisas publicadas nos últimos dias apontam Fillon com 61% a 65% de intenção de votos, contra 35% a 39% de Juppé. Fillon também deve ser beneficiado com os 20,7% de votos dos eleitores de Nicolas Sarkozy, que o apoia depois de ter sido derrotado.

François Charles Amand Fillon, também conhecido como François Fillon, é um político francês e foi primeiro-ministro do seu país de 17 de maio de 2007 a 10 de maio de 2012, sob a presidência de Nicolas Sarkozy, tendo composto três governos nesse ínterim.