ASSINE
search button

Após eleições, republicanos dominarão Congresso norte-americano

Partido ganhou o comando do Executivo e do Legislativo dos Estados Unidos

Compartilhar

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contará com a maioria tanto no Senado como na Câmara no início de seu mandato. Mesmo com algumas apurações ainda em andamento, os republicanos dominarão as duas Casas.    

Para o Senado, onde havia 34 dos 100 assentos em disputa, os republicanos venceram e agora contam com um total de 51 representantes contra 45 democratas e dois independentes. Duas vagas continuam em aberto. Na Câmara, os republicanos também venceram, levando 236 assentos contra 192 dos democratas - nove vagas estão ainda em aberto.    

Entre os principais estados que elegiam senadores, a sigla do novo presidente conquistou representantes na Flórida, em Indiana, no Missouri, em New Hampshire, na Carolina do Norte, na Pensilvânia e em Wisconsin. Os democratas venceram apenas nos "estados-chave" de Illinois e de Nevada.    

Cenário parecido ocorreu na eleição para a Câmara, em que os membros do partido de Hillary Clinton venceram em apenas 4 dos 11 mais importantes locais de votação.    Com isso, algumas das propostas de Trump devem ser aprovadas sem grandes dificuldades. A maior delas, provavelmente, será a revogação da lei de saúde aprovada pelo presidente Barack Obama.    

O "Obamacare" foi alvo de duras críticas do então candidato e deve ser revogado com amplo apoio dos republicanos. No entanto, outras mudanças - especialmente nas questões econômicas - não deverão ser tão "tranquilas". Isso porque Trump não contou com o apoio de muitos políticos de seu partido durante toda a corrida eleitoral.    

A maior das desavenças foi, inclusive, com o porta-voz do Congresso, o senador Paul Ryan, que só demonstrou apoio ao magnata após ele ser nomeado oficialmente pelo Partido Republicano.    

Governadores

Alguns estados norte-americanos também foram às urnas para eleger os governadores locais. Neste pleito, mostrando a polarização da sociedade dos EUA, cada um dos partidos lidera em seis dos 12 locais.    

Com 100% das urnas apuradas, os democratas venceram em Delaware, na Carolina do Norte e em West Virginia - além de liderarem, com boa vantagem em Washington, em Montana e no Oregon.    

Já os republicanos conquistaram os governos de Indiana, Missouri, New Hampshire, Dakota do Norte e Vermont e lideram com ampla vantagem a disputa em Utah. 

>> Eleição de Trump não muda relação entre EUA e Brasil, diz Michel Temer

>> Manifestantes protestam contra eleição de Trump nos Estados Unidos

>> Donald Trump é eleito novo presidente dos Estados Unidos

>> Entre o imprevisível e o calculável: EUA decidem entre Trump e Hillary

>> Financial Times: EUA escolhem entre a ameaça do 'urso' e a dos 'cupins'

>> NYT: Extremistas que apoiam Trump sentem que já são vencedores