O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, compartilhou suas opiniões sobre os líderes mundiais em uma entrevista ao canal o Al-Jazeera.
Duterte demonstrou ser um especialista em insultar pessoas, escreve Business Insider. Não obstante, durante sua última entrevista ao canal árabe, o presidente não deixou de fazer elogios a alguns de seus colegas no palco mundial.
Assim, se referindo a Hillary Clinton, Duterte respondeu que "será uma boa presidente", enquanto Donald Trump, com quem o líder filipino é frequentemente comparado, é "um bom candidato". Não obstante, Duterte dedicou seu elogio mais efusivo ao presidente russo, Vladimir Putin, chamando-o de "seu ídolo". "[Putin] não tem ilusões sobre si mesmo. Se dá conta de não ter sido treinado para a política nem para estadista. Age exatamente como um presidente", disse Duterte.
Não é a primeira vez que o líder filipino expressou sua admiração pelo seu homólogo russo. Assim, em finais de outubro Duterte disse que Putin é seu "herói favorito".
A sua atitude perante o presidente russo faz parte da política de realinhamento que Duterte impulsionou depois de assumir o cargo presidencial em junho de 2016. Além disso, o líder filipino anunciou em outubro o "divórcio" com seu aliado mais antigo, os EUA, e a aproximação à Rússia e China.