'NYT': EUA condenam Israel por assentamentos na Cisjordânia

Reportagem diz que medida acontece há poucos meses do fim do mandato  de Obama

Matéria publicada nesta quinta-feira (6) pelo jornal The New York Times conta que o governo norte-americano condenou Israel pela criação de novos assentamentos judaicos na região da Cisjordânia.

A reportagem ressalta que a medida acontece há poucos meses do fim do mandato presidencial de Barack Obama, que passou boa parte do seu governo pedindo relações mais justas com a Palestina.

"Continuar com esses novos assentamentos é outro passo até a consolidação de um Estado que perpetua a ocupação que é fundamentalmente inconsistente com o futuro de Israel como Estado judeu e democrático. Tais decisões somente provocarão a condenação da comunidade internacional, o distanciamento de muitos dos aliados de Israel e aumentarão as dúvidas sobre o compromisso do país para alcançar uma paz negociada", disse Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado.

> > The new York Times United States Criticizes Israel Over West Bank Settlement Plan

O Times diz que os EUA criticam Israel pelo fato de que os novos assentamentos, com até 300 moradias, estão muito mais perto da Jordânia do que de Israel. Isso dificultaria uma eventual remoção caso houvesse acordo de paz com a Palestina.

O texto do jornal norte-americano afirma que o Departamento de Estado disse ainda que a ideia de avançar nas construções “contradiz declarações anteriores públicas do governo israelense de que não tinha a intenção de criar novos assentamentos.”