Candidatos à vice-Presidência dos EUA fazem debate na TV

Pence e Kaine tentarão ajudar presidenciáveis Trump e Hillary

Desconhecidos do grande público, os candidatos à vice-Presidência dos Estados Unidos, Mike Pence e Tim Kaine, fazem um debate televisivo na noite desta terça-feira (4).

Nos últimos três meses, desde que foram anunciados, Pence e Kaine ficaram "na sombra" de Donald Trump e de Hillary Clinton, respectivamente, mas podem dar novos contornos à campanha na corrida pela Casa Branca.

Com a grande atuação de Hillary no debate entre os dois candidatos na semana passada, o senador de Virgínia tem uma missão menos complicada que a do rival, já que a pressão por uma boa atuação recai toda sobre o governador de Indiana.

Caso não consiga se sair bem, Pence pode levar a campanha republicana ainda mais para baixo. Horas antes do debate, pesquisas de opinião mostraram que a ex-secretária de Estado abriu seis pontos de vantagem sobre o magnata nova-iorquino.

Um bom exemplo da importância que esse debate tem para os norte-americanos ocorreu em 2012. No primeiro embate entre Barack Obama e Mitt Romney, o presidente dos EUA se saiu mal e caiu alguns pontos nas pesquisas de opinião. No entanto, após a performance extremamente segura de Joe Biden, ele voltou a subir e garantiu sua reeleição.