Índia ratificou acordo de Paris sobre clima

Índia, terceiro emissor mundial de carbono, entregou neste domingo a ratificação do acordo de Paris contra mudanças climáticas à ONU.

"A Índia cumpriu sua promessa. No dia do nascimento de Gandhi, entregamos o instrumento de ratificação do Acordo de Paris sobre a mudança climática", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Vikas Swarup, em sua conta no Twitter.

?Assinado em dezembro de 2015, o acordo será vinculativo depois de ser ratificado por pelo menos 55 países, representando 55 por cento ou mais das emissões globais de gases de efeito estufa.

O objectivo global do acordo, que entra em vigor em 2020, é garantir que o aumento médio da temperatura global não ultrapasse no final deste século os dois graus Celsius.

A Índia, que é responsável por 4,5 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa, tornou-se o país número 62 a ratificar o acordo. 

EUA e China, que em conjunto respondem por 40 por cento das emissões de carbono, assinaram o acordo climático no início de setembro. A UE planeja fazer o mesmo nas próximas semanas. O Brasil ratificou o acordo em 21 de setembro.