Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu uma faixa da Great Plains, que vai do estado de Nebraska até a parte norte do Texas, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico do país (USGS, na sigla em inglês) relatou que o tremor aconteceu às 7h02 (horário local) deste sábado, 9h04 pelo horário de Brasília. O órgão informou ainda que tremores secundários podem ocorrer.
Pessoas em Kansas City, no Missouri; Fayetteville, no Arkansas; Des Moines, no Iowa; e Norman, em Oklahoma, relataram sentir o terremoto. Segundo o USGS, o tremor foi registrado a 14 km da cidade de Pawnee, Oklahoma, e a uma profundidade de 6,6 km. Até o momento não há relato de vítimas. A emissora de TV WFAA, de Dallas, informou por meio de redes sociais que o terremoto sacudiu seus estúdios também.
No início desta semana, no mesmo lugar, localizado a cerca de 110 quilômetros a nordeste de Oklahoma City, houve um tremor de magnitude 3,2 graus. E na noite anterior, sexta-feira (2), um outro terremoto de magnitude 5,6 atingiu o mar em frente à costa norte da Califórnia, segundo o USGS. Este tremor ocorreu a 2,2 quilômetros de profundidade às 20h27 (horário local) e o epicentro, a 103 quilômetros ao oeste de Ferndale, cidade no litoral californiano.
A armazenagem subterrânea de águas residuais da produção de petróleo e gás natural é um dos motivos apontados para o aumento na incidência de tremores de magnitude 3 graus ou superior em Oklahoma.