Hollande e Merkel saúdam acordo de cessar-fogo no leste da Ucrânia

O presidente da França, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, saudaram o acordo de cessar-fogo no leste da Ucrânia, afirmaram os líderes em declaração conjunta nesta quinta-feira (1).

Um novo regime de cessar-fogo entrou em vigor em Donbass à meia-noite deste 1° de setembro (horário de Kiev). As partes chegaram ao acordo na reunião do grupo de contato em 26 de agosto, em Minsk. A trégua está programada para o início do ano escolar. Em Kiev e na autoproclamada república popular de Donetsk o cessar-fogo foi confirmado.  

"O Presidente da República e a chanceler Merkel manifestaram total apoio ao acordo alcançado pelo grupo de contato trilateral sobre o cessar-fogo em todas as áreas afetadas pelo conflito em conexão com o início do ano escolar. Eles enfatizaram que esta deve ser a base de um cessar-fogo de longo prazo", diz um comunicado divulgado pela Administração de Hollande. 

Hollande e Merkel também manifestaram séria preocupação com a situação no leste ucraniano, em particular, na linha de contato, reafirmando a vontade de continuar a trabalhar no formato da Normandia para a aplicação dos acordos de Minsk sobre a resolução da crise ucraniana.